Trabalho voluntário, finalmente

Estou indo finalmente fazer trabalho voluntário em Tohoku (a região do Tsunami).

(Só pra esclarecer: não estou indo pra Fukushima limpar água radioativa, tá? É voluntariado como falei aqui , de limpar as casas e etc, em outra região)

Vou junto com uma amiga tcheca, passar 6 dias, através de uma organização católica com quem meu flatmate foi há um tempo atrás. O centro de voluntários deles fica em Sendai, e de lá te encaminham pra alguma base em outras cidades menores, onde você dorme. Fora isso não tenho muita certeza como vai ser a organização a cada dia, porque isso depende das necessidades do momento. Parece que a cada dia eles listam o que tem que ser feito pro dia seguinte, e você põe seu nome no que quiser fazer.

Marcamos tudo meio rápido pra dar tempo de ir antes das aulas começarem, e ficamos até agora na função de organizar o que eles pedem pra levar: botas de borracha, capa de chuva, óculos de proteção, comida e tal. Na verdade esse esquema que estamos indo parece ter uma infra estrutura relativamente boa – não dormimos em em barracas, mas em uma base, com cozinha, eles dão arroz e misoshiro todo dia. Também tinha ouvido várias histórias positivas sobre essas regiões – de progresso na arrumação, de como em algumas áreas o principal já não é mais tirar lama e entulhos, coisas assim. O site fala de outras atividades, como limpar e organizar fotografias achadas nos entulhos, ou simplesmente conversar com as pessoas de lá, que afinal devem ter muita coisa pra tirar do peito.

Durante a preparação das coisas, começamos a nos sentir meio como crianças indo pro acampamento, com aquela lista de coisas pra levar, e uma certa ansiedade. Mas a coisa toda é estranha… Pode ficar animada? Por um lado, viagens criam sempre expectativa, mas isso certamente não é turismo…

Andava pensando sobre essas coisas nos últimos dias. Até que hoje, lendo pela quarta vez as informações, finalmente entendi que vamos ficar numa cidade um pouco mais afastada da costa, e ir todo dia trabalhar em Minami Sanriku, uma cidade bem na costa que foi muito destruída pelo terremoto. Dei uma pesquisada na situação lá e encontrei essas fotos, da situação atual, seis meses depois do terremoto…

Aí a coisa tomou um pouco de forma. Não que eu sabia o que fazer com isso, é claro. Mas fora isso, esse tipo de imagem é muito além do que eu consigo processar, e à distância, por mais que se veja, nunca parece totalmente real. Mostrei agora pra Andrea (a amiga que vai comigo) e ela disse, sabiamente, que temos que sair daqui muito positivas pra não ficar totalmente mal chegando lá. Realmente, por mais que pareça estranho, até um pouco errado, querer olhar pra algo assim sem se deprimir, acho que é a única coisa a fazer. De mais tristeza acho que não estão precisando.

Enfim, o bom (?) da vida é que mesmo quando a gente não sabe como lidar com as coisas, elas não se importam e continuam ali. E aí e a gente vai lá e de alguma maneira, lida.

Então veremos. Se conseguir, mando notícias de lá, senão conto quando voltar. Quem sabe até lá saberei melhor o que dizer.

Advertisements

About Elefante Imaginário

brasileira em tóquio!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to Trabalho voluntário, finalmente

  1. arthur kohl says:

    Olá meninas tchecas e brasileiras!Só a disposição de ir já mostra o quanto voces são positivas,quem não pensa pra cima nem se dispõe a esse tipo de trabalho.Dar pra quem precisa é bonito em si:tempo,roupa,comida,bom humor,o que seja.É considerar do outro o que era nosso até um segundo atras,é amar o próximo ao pé da letra,é grande!Boa viagem pra voces,divirtam-se doando-se,é cada vez mais o que temos a fazer por aqui!Vão com Deus e mandem notícias,até mais.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s