Trabalho Voluntário

Já passaram mais de 2 meses desde o terremoto. Pra mim não parece, mas enfim, é o que diz o calendário. Nesses dois meses, muita coisa foi feita nas áreas afetadas, entre organizações do governo, ONGs, trabalho voluntário, etc.

Segundo amigos que foram pra lá recentemente trabalhar, parece que não foi nada.

É muita, muita, muita coisa pra fazer. Muito, muito entulho pra tirar. Lama pra tirar. Carro pra tirar do 4º andar de escolas infantis. Mais lama pra tirar.

Aqui tem algumas fotos bonitas de lá, tiradas pela Kaori, que acabou de voltar. Eu não vou conseguir ir tão cedo, por causa das coisas na faculdade, mas pretendo ir também nas férias de verão.

Na verdade tava só vindo postar esse link… Pode parecer estranho, no meio de tudo isso, eu só falar de plantinhas e cafés decorados e cachorros engraçados. Mas é que as vezes as coisas são um pouco demais pra serem ditas. Vamos aos poucos.

Uma coisa que me impressiona muito é a postura das pessoas dessas regiões. Fico procurando uma palavra –  a disposição? a positividade? Acho que geralmente a mais simples é a mais apropriada: a força. Eita gente forte, meu deus.

Fico vendo o noticiário: 80% dos arrozais de tal cidade foram cobertos por água salgada. Aéreas de arrozais destruídos, explicações, dificuldade que vai ser pra recomeçar, tragédia, tragédia.  Filma senhorzinho dono dum arrozal. Ele suspira, sorri: “Bom, o tsunami é o tsunami… não tem jeito. O jeito é não se deixar vencer, e seguir em frente, né.” (E aí eu choro, né. Se eu choro até com propaganda de fusca, isso aqui tá foda)

Os amigos que foram voluntários, tirando lama e entulho e tralha de dentro de casas e lojas, contaram que os donos das casas e lojas geralmente estavam junto. Agradecendo, sorrindo, e contando que iam reabrir no verão.

Por um lado, é realmente a única coisa a fazer. Com quem você vai querer brigar, pra se vingar de um tsunami? Só adianta seguir em frente, mesmo.

Agora, ver alguém conseguir fazer isso, de verdade, é impressionante.

Advertisements

About Elefante Imaginário

brasileira em tóquio!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

2 Responses to Trabalho Voluntário

  1. Pingback: Imagens da recuperação na região do tsunami | elefanteimaginario

  2. Pingback: Trabalho voluntário, finalmente | elefanteimaginario

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s