Recomeçando

No dia-a-dia por aqui sempre faço pequenas narrativas mentais  sobre as coisas que vejo, pensando em contar sobre isso pra alguém. Coisas que vão de pequenos gestos a grandes choques culturais, passando por uma infinidade de vestimentas peculiares e comidas deliciosas. Também tiro grandes quantidades de fotos, mais ou menos interessantes, pensando em compartilhar. No fim, a maioria das histórias cotidianas se perde, e as fotos ficam todas aqui, ocupando bites.

Agora estou querendo ser mais eficiente com esses relatos, por alguns motivos. Já tinha pensado em postar mais como forma de dar notícias e sinal de vida para amigos e família que estejam preocupados. Mas não é só isso… Aos poucos, ouvindo comentários e perguntas, vendo as reações e notícias, comecei a sentir uma certa necessidade, até mesmo dever, de mostrar pras pessoas que sim, o Japão ainda está aqui.

Que tudo foi muito intenso, que a terra e as pessoas ainda vão levar um tempo pra assentar, mas que todos seguem suas vidas, se ajudam, e vão recontruir o que precisar ser reconstruído, mais uma vez.

E que provavelmente a gente (a gente brasileiro e a gente serumano) pode aprender alguma coisa com esse processo.

Nesse sentido, acho que o relato da vida cotidiana, apesar de não tão emocionante, pode ser interessante. Um tom um pouco diferente nas narrativas que têm aparecido sobre o Japão… Ou pelo menos é assim que eu pretendo explicar o fato de só escrever bobagens da minha vidinha de estudante. Não me desmintam, por favor.

Não sei o quanto vou conseguir efetivar esse plano, considerando a quantidade de estudo que me aguarda, mas tentarei.  Mudei de blog porque aqui é mais flexível que o tumblr, aí eu posso postar fotos no meio do texto, e tal. (Quer dizer, isso considerando que eu domine a arte do wordpress, mas ele está me parecendo bem a prova de idiotas. )

Por hora é isso!

Depois conto mais sobre como o mundo tem sido muito bom comigo por aqui.

Yoroshiku 🙂

About Elefante Imaginário

brasileira em tóquio!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

2 Responses to Recomeçando

  1. Marta says:

    Muito bonitinho seu novo blog e muito bacaninha essa sua intenção de fazer crônicas sobre o cotidiano, sempre mais saborosas do que as grandes notícias a que normalmente temos acesso! E bem valioso (honorável?) seu desejo, quase obrigação, de mostrar o belo Japão que te trata tão bem!
    Beijos,
    Marta
    (Em tempo: soube que você está de mudança; se for muito imediata, mantenha-se em contato com o velho endereço, pois mandei um presentinho para lá. Ia ser surpresa, mas agora tive que contar…)

  2. artur says:

    Quarto aprovado!Acompanharemos a manutenção da ordem no ambiente no decorrer dos dias…

Leave a Reply

